quarta-feira, 25 de abril de 2012

Física - Aula 1 - Cinemática do movimento circular

Ola para todos

A cinemática é a parte da Física que vai estudar os movimentos sem se preocupar com as causas. Isto é, não sei porque o carro anda, mas sei que ele anda. E me interessa o tempo que gasta, a distância que percorre, a velocidade, a aceleração, coisas assim.
Nos vestibulares tradicionais o que mais aparece é a velha relação


que corresponde a velocidade média. Geralmente sendo usada para contas e mais contas.
 



Contudo, uma relação interessante é a relação da VELOCIDADE ANGULAR (w).

A velocidade angular vai nos dizer qual é o ÂNGULO feito por um móvel em um movimento circular. Assim, em vez de calcular distâncias, mede-se ângulos.

A velocidade angular fica definida como

 



onde o       corresponde a variação do ângulo em radianos (graus não serve – lembre-se que
radiano = 180o )

E o mais legal aqui é pegar os movimentos que se repetem (periódicos).

Quando um móvel completa uma volta ele faz um ângulo de 2 rad em um tempo chamado período. E o período é inverso da freqüência. Então temos as relações 


Quando um móvel completa uma volta ele faz um ângulo de 2p rad em um tempo chamado período. E o período é inverso da freqüência. Então temos as relações


 



 Essa última relaciona as voltas de um movimento circular.


A velocidade linear V está ligada à velocidade angular w através do raio


v = w R


Aqui é bom observar algo:

Polias ligadas



Associação 1 -  mesmo eixo


Nesta associação quando uma polia completa uma volta a outra completa uma volta, logo ambas possuem a mesma velocidade angular.
                 
               wA = wB


Associação 2 – eixos distintos




Nesta associação quando a polia maior completa uma volta a outra menor completa um numero maior de voltas. Contudo, por estarem presas por uma correia, elas possuem a mesma velocidade linear nos pontos de contato com a correia.

        VA = VB

Assim     wARA = wBRB

logo 2pfA RA = 2pfB RB

e  fA RA = fB RB

Onde f é a frequência de rotação.


Vamos ver um exercício resolvido:

(Enem) As bicicletas possuem uma corrente que liga uma coroa dentada dianteira, movimentada pelos pedais, a uma coroa localizada no eixo da roda traseira, como mostra a figura A.



O número de voltas dadas pela roda traseira a cada pedalada depende do tamanho relativo destas coroas.
Quando se dá uma pedalada na bicicleta da figura B (isto é, quando a coroa acionada pelos pedais dá uma volta completa), qual é a distância aproximada percorrida pela bicicleta, sabendo-se que o comprimento de um círculo de raio R é igual a 2pR, onde p =3 ?
a) 1,2 m
b) 2,4 m
c) 7,2 m
d) 14,4 m
e) 48,0 m

As coroa acionada pelos pedais está presa à catraca traseira por uma corrente. Assim ambas possuem a mesma velocidade linear.

Assim     wARA = wBRB

logo 2fA RA = 2fB RB 

      2 RA fA = 2 RB fB

   para uma volta fA = 1

30.1 = 10. fB       fB = 3

Significa que para cada pedalada a catraca traseira fará 3 voltas. Como a roda traseira está presa no mesmo eixo, também fará três voltas. Então a bicicleta andará 3 x 2onde R é o raio da roda de trás (40 cm = 0,4 m).

Distância 3 x 2R = 3 x 2 x 3 x 0,4 = 7,2 m

Letra C

Veja a questão comentada 
 

Até a próxima



Aula 1 História


Olá amigos,

hoje estudaremos o primeiro dos temas relacionados à prova das Ciências Humanas e suas Tecnologias que são transversais as diversas disciplinas envolvidas no exame. As matrizes do Novo Enem exigem que os candidatos sejam capazes de Dominar Linguagens, Compreender Fenômenos, Construir Argumentação, Enfrentar Situações-Problema e Elaborar Propostas sendo que para cada conjunto de saberes relacionados, uma série de habilidades envolvidas. No que nos diz respeito, as habilidades foram divididas em 6 áreas que tratam das competências relacionadas a interação entre o homem, o espaço, as identidades, os sistemas culturais, os papéis históricos desempenhados, as transformações sociopolíticas, econômicas e técnicas, assim como a compreensão de importantes conceitos das humanidades. O nosso encontro de hoje dedica-se ao conceito de Patrimônio.

Mas eu preciso preocupar-me com habilidades, competências e afins?

Certamente! É fundamental o domínio da forma da prova e o que a mesma vai exigir de você, além de estudo, dedicação e paciência para enfrentar a maratona. Vamos então entender que conceito é esse, o de Patrimônio?
A noção de patrimônio é uma das noções mais subjetivas da construção do discurso histórico e nas relações sociais. E isso por quê? Pois se trata de um conceito que só é compreensível quando lançamos mão do produto homem X tempo, ou seja, tratamos de algo que é mergulhado em um caldeirão de subjetividade.

O patrimônio pode ser definido como um conjunto material, e imaterial, que marcam as manifestações humanas no correr do tempo. Sua caracterização depende da sociedade no qual está inserido e de que forma tal monumento, edifício ou prática, guarda sentido e valor histórico em determinado espaço temporal. 

Mas como assim professor?

No início do século XX a preocupação, ou o entendimento, acerca do patrimônio era bem diferente. Em 1933 uma reunião na cidade de Atenas aprovou uma política que se dedicava a proteger os monumentos mais significativos e vultuosos da história da humanidade, desconsiderando o seu entorno ou os de menor magnitude. As determinações da Carta de Atenas, realizada antes da II Guerra Mundial, logo seriam substituídas por outras depois do conflito. O impacto da destruição, de homens e de suas obras, que a segunda Grande Guerra gerou, levou a uma mudança na concepção de patrimônio e de sua abrangência.
No Brasil o órgão responsável pelas políticas patrimoniais é o  Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural – IPHAN. O mesmo divide as práticas patrimoniais em dois conjuntos: o patrimônio Material e o Imaterial. Material e Imaterial, como assim?

O patrimônio material seria formado com base em legislações específicas é composto por um conjunto de bens culturais classificados segundo sua natureza nos quatro Livros do Tombo: arqueológico, paisagístico e etnográfico; histórico; belas artes; e das artes aplicadas. Eles estão divididos em bens imóveis como os núcleos urbanos, sítios arqueológicos e paisagísticos e bens individuais; e móveis como coleções arqueológicas, acervos museológicos, documentais, bibliográficos, arquivísticos, videográficos, fotográficos e cinematográficos.” Ou seja, são as formas mais tradicionais de patrimonialização: edifícios, monumentos, documentos, coleções, acervos em geral.

Já o patrimônio imaterial, segundo a UNESCO, "as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas - junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados - que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural." Sendo “transmitido de geração em geração e constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo assim para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana.” Logo, as manifestações, as práticas, os elos culturais e sociais também são passíveis de patrimonialização. Vale a pena dar uma olhada no trabalho Os sambas, as rodas, os bumbas e os meus bois no sitio do Iphan e entender um pouco mais com o que vem sendo feito para a proteção do patrimônio brasileiro.

Vejam esses dois trabalhos organizados pela TV UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto) clicando aqui e o segundo sobre patrimônio material clicando aqui     .

Vamos às questões comentadas?