quarta-feira, 18 de abril de 2012


TEMPO É APROVAÇÃO.










Olá meus alunos,

Hoje vou bater um papo com vocês sobre um tema preocupante que sempre escuto dos meus alunos sobre a prova ENEM : “ Jeff, a prova estava fácil mas não deu tempo de fazer tudo pois tinham muitas contas grandes e chatas”. Provavelmente você já deve ter passado por isso.

De fato essas contas estão na prova para que você escolha o caminho mais longo e de questão em questão perdemos muito tempo para resolver a prova inteira.
Vamos pegar como exemplo uma questão do ENEM 2011.

           Ex.: Uma enquete, realizada em março de 2010, perguntava aos internautas se eles acreditavam que as atividades humanas provocam o aquecimento global. Eram três alternativas possíveis e 279 internautas responderam à enquete, conforme mostra o gráfico.















Analisando os dados do gráfico, quantos internautas responderam “NÃO” à enquete?
A) Menos de 23.
B) Mais de 23 e menos de 25.
C) Mais de 50 e menos de 75.
D) Mais de 100 e menos de 190.
E) Mais de 200.

Vamos resolver:

A questão trata de um assunto bastante comum no ENEM: PORCENTAGEM.
Basta calcular o quanto 25% (porcentagem das  pessoas que responderam NÃO) representa em relação ao total de 279 internautas que responderam a enquete,

25% de 279 internautas.
  25   . 279                                                                                                                                                                                
 100

Aí é que nós ganhamos alguns segundos ou minutos preciosos. A multiplicação de 25 por 279 não é um conta que qualquer pessoa faça de cabeça.  Se observarmos, as resposta não estão exatas. Todas envolvem intervalos, então podemos aproximar os valares de modo que possamos fazer as contas de cabeça.

Podemos por exemplo aproximar 279 para 200 e depois para 300 que a opção correta não mudará. A conta você faz rapidinho e de cabeça.

Se usar 200 à 25 . 200 = 50
                       100
Se usar 300 à 25 . 300 = 75
                       100
Lembrando que para dividir por 100 é bem fácil. Basta voltar duas casas!

Portanto, o gabarito será a letra D.

Não seja teimoso



Na hora da prova não esqueça que o fundamental é a quantidade de acertos. As questões tem pesos diferentes, sendo que as mais difíceis tem maior valor. Porém, essa diferença não justifica nenhum esforço extra para acertar as questões mais complicadas.

São muitos itens para o tempo de prova, portanto priorize as questões mais fáceis, buscando a maior quantidade de acertos possível.

Alguns exercícios nos desafiam. Lemos e queremos acertar de qualquer jeito. Porém, muitas delas tomam muito tempo e por mais que acerte, você deixara de responder diversas outras, impactando negativamente seu resultado.


  
Portanto, não esqueça: no dia da prova não seja teimoso. Se encontrar dificuldade, passe para a próxima questão. Sua vitória será conseguir mais acertos, não resolver as questões mais difíceis.